Notícias‎ > ‎

Chamada Palimpsesto

postado em 14 de abr de 2016 11:39 por Andre Martins   [ 14 de abr de 2016 11:48 atualizado‎(s)‎ ]

A revista online Palimpsesto, publicação semestral qualificada como nível B2 pelo QUALIS da CAPES, receberá textos inéditos para sua edição de Linguística e Língua Portuguesa de 2016/2 (número 23) até 01/08/2016.

 

Sendo uma iniciativa dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), priorizaremos trabalhos escritos por pós‑graduandos, em todos os campos da literatura, linguística e estudos culturais. A revista também acolhe textos submetidos por mestres, doutores e pós-doutores.

 

A revista é composta de cinco seções: Dossiê (parte temática), Estudos (parte genérica, que acolhe artigos cujos temas divergem daquele estabelecido para o Dossiê), Entrevista, Resenhas e Resumos de Teses e Dissertações. Os originais recebidos serão submetidos a parecer do Conselho Consultivo, formado por professores desta e de outras renomadas instituições de ensino superior.

 

O tema para o Dossiê da edição de 2016/2 (Linguística e Língua Portuguesa: número 23) será “A voz dos silenciados: língua e cidadania”: em sua obra, Foucault evidencia as imbricações entre discurso e poder, problematizando a questão da linguagem como formas de controle, coerção e exclusão social. Se, por um lado, o discurso é meio de legitimação das relações de poder instauradas; por outro, é também espaço de luta e contestação como manifestação da voz dos grupos socialmente marginalizados. Como afirma Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido, 2008), não é “no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. Com base nessa discussão, nesta edição, a revista Palimpsesto dará espaço preferencialmente a textos que abordem o papel da linguagem como voz dos silenciados em diferentes contextos (sociais, políticos, culturais e pedagógicos), convidando a uma reflexão sobre as relações entre língua e sociedade.