Eventos‎ > ‎GELS‎ > ‎Workshop‎ > ‎

9o WORKSHOP DO GELS

postado em 26 de ago de 2016 10:55 por Andre Martins   [ 1 de set de 2016 12:39 atualizado‎(s)‎ ]

QUARENTENÁRIO DA AUSÊNCIA‑PRESENÇA DE ÉMILE BENVENISTE

Em 03 de outubro de 2016, terão se passado quarenta anos desde que Émile Benveniste cerrou seus olhos. Nós, estudiosos de sua obra, desejamos fazer-lhe uma homenagem e dedicar dois dias à discussão de algumas de suas ideias. Afinal, como dito por Roland Barthes, Benveniste é generoso ao escutar o leitor e “emprestar-lhe um pouco de sua inteligência, mesmo nos assuntos mais particulares, mais improváveis. Lemos outros linguistas (é indispensável), mas gostamos de Benveniste!”.

Na ocasião desse Workshop, desejamos, ainda, homenagear a Profa. Dra. Marlene Teixeira, que soube, muito bem, viver na e pela linguagem no seio do pensamento de Émile Benveniste.

Assim, por meio da presente circular, convidamos os interessados em sua obra a discuti-la conosco em um Workshop, na Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Esse encontro é promovido pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade – GELS, pelo Instituto de Letras e Linguística – ILEEL e pelo Programa de PósGraduação em Estudos Linguísticos – PPGEL-UFU.

Pretendemos, então, promover problematizações em torno dos PLGs, das Últimas Aulas e da Poética, como um mo(vi)mento de discussão e circulação de ideias e trabalhos fundamentados na Obra de Benveniste.